sexta-feira, 14 de junho de 2013

Plano de aula

Vou deixar aqui algumas sugestões para se trabalhar com este texto na sala de aula, adequando-o a cada série.

Em primeiro lugar pediria uma leitura silenciosa do texto e após, faria a leitura pausadamente, falaria sobre o autor e citaria algumas de suas obras (acho isso muito importante).
Em seguida comentaria o título, ao que ele se refere, se tem alguma coisa a ver com o conteúdo do texto, explicando que o nome do texto tem que ter relação com o que está escrito, também explicaria que ele é um conto e citaria as suas características, e que é um texto em prosa, conforme sua estrutura, também dá pra citar  as personagens, uma breve descrição física e psicológica.
O texto é bem minucioso e detalhista durante sua narrativa, descreve locais por onde a personagem passa, dando-se a impressão de ser uma cidade litorânea porque ele cita o cais e as barcaças, também citaria a troca de nome de Samuel para Isidoro, talvez com a intenção de não ser identificado, as duas mulheres gordas remetendo uma ideia de prostituição, o que não acontece.
E ao dormir, Samuel sonha e se despi num sentido de liberdade, talvez não tenha isso na sua vida conjugal, o fato de se isolar de casa lhe cause uma certa paz e recarregue as energias para continuar vivendo. E no final do texto, quando ele paga a conta e se despedi do gerente que lhe diz até domingo que vem, Samuel diz que não sabe se voltará, dando a impressão que ele quer mudar essa situação, mas talvez não consiga.
Após essa reflexão com os alunos pode-se trabalhar em grupo, pedir a eles que contem algo parecido, criem um texto em quadrinhos, ou até façam uma poesia.
Em seguida comentaria o uso do travessão para que serve, discurso direto e indireto, fala das personagens, pontuação, substantivos próprios com letra maiúsculas, pesquisa com palavras pouco conhecidas, sinônimos, antônimos, pesquisa no dicionário e internet, apresentação de cada grupo e após cada  avaliação, a  montagem de um blog por cada grupo. 
É claro que há muito o que se trabalhar ainda com esse texto, aí vai a criatividade de cada educador.
Espero ter ajudado.


" Leitura é um salto para a liberdade, é uma transição para o conhecimento, é um aprender que ninguém lhe rouba, é a busca que te dá respostas, é um prazer imensurável. "

(Eleni Nunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário